O Lar do Idoso São José está ativo na cidade há 20 anos, atualmente conta com 20 internos e continua seus trabalhos durante a pandemia.
Em entrevista, uma das cuidadoras falou da rotina: “Antes da pandemia, recebíamos visitas de igrejas, acontecia missas e percebíamos que isso mudava toda a rotina dos nossos idosos, que ficavam alegres ao receber as visitas das pessoas que também frequentavam aqui. Agora cabe aos funcionários e cuidadores alegrar e distrair um pouco eles nesses dias difíceis, fazemos brincadeiras ao ar livre e jogos para que todos venham se alegrar. Por serem de risco, graças a Deus todos estão bem e sendo bem cuidados”, disse a cuidadora Dirlene Possamai. “É realizado também chamadas de vídeos e telefonemas para manter contatos com parentes e familiares”, acrescenta.
“O que sentimos falta é que diminuiu as doações durante a pandemia, porque eles se alimentam bem, o que estamos sentindo falta de todos os itens do dia a dia, então toda doação é bem-vinda. O telefone para entrar com o Lar do Idoso São José é 3533-4873” relatou a cuidadora.
Quando surge vagas novas, o idoso passa pela triagem e realiza exames, eles são atendidos pelo Hospital Dom Joaquim.
Elias Valdemar Ribeiro, presidente do Lar do Idoso agradece a todos que sempre ajudam de alguma maneira: “Só temos a agradecer a toda a comunidade, que quando é solicitado a ajuda sempre está presente, quero agradecer também as Prefeituras de Sombrio e Balneário Gaivota pelos convênios firmados, e também a Câmara de Vereadores de Sombrio que ajudou o lar a conseguir o convenio, precisamos de doações e qualquer ajuda é válida”, finalizou.