Foram 117 escrituras, sendo 100 em terrenos em 17 ruas dos bairros São Pedro, São Luiz e Boa Esperança
A Prefeitura Municipal de Sombrio entregou na tarde desta terça-feira, 28, escrituras do Programa Lar Legal, que faz a regularização imobiliária de maneira facilitada das propriedades que antes eram negociadas apenas por contratos. As entregas fazem parte do programa realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Ministério Público e a Prefeitura. Foram 117 escrituras, sendo 100 em terrenos em 17 ruas dos bairros São Pedro, São Luiz e Boa Esperança.
O primeiro a receber a escritura, Ernani Barbosa, do bairro São Luiz, não esconde o alívio em ter a propriedade em seu nome: “Antes, quando não tinha escritura, a gente não podia fazer empréstimo, comprar uma casa e botar em cima, fazer nada. Agora facilita para quem quer investir, fazer melhorias e participar de programas do governo. Estamos muito felizes”. Logo, foi a vez da Claudinei Vargas de Melo, moradora do bairro São Luiz, que segurava com cuidado a pasta com a escritura de sua casa. Ela acompanhou todo o processo, até finalmente receber a ligação, informando a data da entrega.
Segundo a Prefeita Gislaine Cunha, este é um novo momento para as famílias sombrienses que estão com o tão sonhado papel passado em mãos. “Hoje, cem famílias tiveram a oportunidade de receber a escritura, este papel passado. É um dia diferenciado para todos nós, que terminamos fevereiro com esta boa notícia para tantos moradores da nossa cidade.”
Por fim, a prefeita agradeceu o envolvimento de toda a equipe da administração que juntamente com o judiciário, o Ministério Público e a empresa que esteve envolvida, deram esperança às famílias sombrienses.
Com a regularização, além da propriedade documentada, as famílias podem fazer um financiamento, ampliações, participar de programas federais, investir no imóvel, negociá-lo e ter acesso a serviços básicos como pavimentação, água, luz e esgoto. Segundo a prefeita, nos próximos meses, mais famílias sombrienses serão contempladas com o Programa Lar Legal.