Obra foi lançada na noite desta quarta-feira (8)
A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira (8) o evento de lançamento do livro “Los Viñales, a Saga de uma Família”. A obra narra a trajetória de 65 anos dos irmãos Antônio Natálio Vignale e Adão Vignale, naturais de Sombrio, além de contar a história da família Vignale, oriunda da Itália.
O livro foi escrito Antônio Vignale, pelo professor Hermínio Antônio da Silva Filho e pela uruguaia Fernanda Reda Vignale, que é parente dos irmãos. “Meu pai veio da Itália e faleceu sem nos dar informações sobre a nossa família. Com a ajuda da Fernanda, conseguimos fazer um texto relatando a trajetória da nossa família desde a Itália até os dias atuais”, explicou Antônio.
A dupla iniciou a carreira artística na década de 1950 em um programa de rádio em Araranguá, no Sul do Estado. Anos depois se apresentou na Rádio Diário da Manhã, em Florianópolis. Mas foi na Rádio Gaúcha, em Porto Alegre, que a dupla se notabilizou e ganhou o apelido de “Los Viñales”, graças às apresentações no antigo programa comandado por Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador do Grupo RBS.
O professor Hermínio Silva Filho, que também assina a obra, destacou a contribuição de Los Viñales para a cultura catarinense e brasileira. Ele lembrou que a dupla foi a primeira a gravar um LP por Santa Catarina, em 1960, na gravadora Continental.
“O primeiro disco deles, ‘Alma, coração e vida’, teve solo de violão feito por Valdir Azevedo, compositor de ‘Brasileirinho’”, destaca. “A contribuição deles não é só para Santa Catarina, mas para o Brasil e o mundo. Onde se fala o espanhol, se conhece Los Viñales, eles recebem mensagens do mundo inteiro.”
Proponente do lançamento na Alesc, o deputado Tiago Zilli (MDB) considera que a obra é um resgate da cultura e da história de uma família que contribuiu significativamente para a cultura. “Os irmãos Los Viñales são uma lenda viva, eles têm muita histórica, têm a música impregnada em suas vidas”, disse. “O lançamento desse livro é uma forma da Assembleia homenageá-los e mostrar o trabalho deles para toda Santa Catarina.”
Além de Zilli, prestigiaram o lançamento da obra, realizado no hall do Palácio Barriga Verde, os deputados José Milton Scheffer (PP) e Lunelli (MDB). A solenidade contou também com a apresentação do Coral da Alesc.
Fonte: Agência Alesc