A quantidade de casos confirmados de covid-19 em moradores de Maracajá saltou de 85 para 102 casos nesta quarta-feira (19), com 17 novas ocorrências, e o terceiro óbito motivado pela doença foi comunicado também neste dia pelo Lacen à Vigilância Epidemiológica do município.
Dos 17 novos casos confirmados nesta quarta-feira (19), 14 ocorreram por meio de testes rápidos aplicados entre internos e trabalhadores de uma casa de repouso de Maracajá, onde um idoso foi confirmado como portador do novo coronavírus e está hospitalizado.
Entre os trabalhadores da casa de repouso, quatro testaram positivo, mas dois residem em outro município, onde seus casos serão computados para efeitos de contabilidade da pandemia. Com isso, da casa de repouso em Maracajá, 12 idosos e dois trabalhadores positivaram nos testes.
Os internos e trabalhadores positivados se encontram em boas condições clínicas e não exigem internação hospitalar. Dois idosos e quatro funcionários da casa testaram negativo. A Vigilância Epidemiológica do Estado foi consultada sobre que medidas devem ser tomadas.
Os outros três casos confirmados no dia são dois testes realizados em laboratórios particulares e um testado em unidade de saúde do Balneário Arroio do Silva. Estes pacientes, da mesma forma, apresentam boas condições e não exigem internação.
O terceiro óbito pela covid-19 entre moradores de Maracajá é de um homem de 77 anos, que morreu em 10 de agosto, no hospital de Sombrio, como caso suspeito da doença. A confirmação do exame realizado pelo Lacen chegou nesta quarta-feira (19).