José Milton Scheffer, também do MDB, abriu mão da candidatura em favor de seu correligionário
Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o biênio 2023-2025. Com o resultado, Nadal volta a ocupar o cargo, ao qual já havia exercido no ano de 2021. Dos 40 deputados, 38 deles votaram favoravelmente ao nome proposto, candidato único, uma vez que o outro postulante, José Milton Scheffer, também do MDB, abriu mão da candidatura em favor de seu correligionário. A necessidade de união, de harmonia e de fortalecimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi a expressão dos parlamentares ao confirmar o voto em Nadal.
Votos contrários
Embora desejando sucesso à gestão do deputado Mauro de Nadal (MDB), a deputada Ana Campagnolo (PL) manifestou voto contrário, pelo fato de a composição para eleição do parlamentar emedebista ter sido feita com os votos do Partido dos Trabalhadores. O deputado Sérgio Lima (PL) também registrou voto contrário, alegando discordar da forma como foi feita a composição da mesa.
Pronunciamento
Com um discurso conciliador, Mauro de Nadal (MDB) reafirmou o compromisso com as conversas republicanas que levaram ao consenso de seu nome e da chapa da Mesa Diretora. Elogiou o trabalho do deputado Júlio Garcia que muito contribuiu com sua experiência, “Ele dá luz a quem com ele convive e é exemplo no cumprimento de compromissos”
Lembrou a trajetória dos parlamentares eleitos, todos com experiências exitosas. Além dos reeleitos, assinalou a vivência daqueles que vieram de casas legislativas municipais, dos que passaram pelo Executivo municipal e por secretarias de governo. Destacou ainda, os que passaram pela área de Comunicação, trazendo na bagagem o contato intenso com o público e suas demandas.
Nadal ressaltou também que Santa Catarina é terra de grandes políticos. “tivemos até quem assumiu a presidência da Republica”. Lembrou dos governos marcantes dos correligionários do MDB, e de demais legendas partidárias, todos eles defendendo os interesses de Santa Catarina.
Agradecendo a todos os parlamentares que o levaram ao posto, em especial ao José Milton Scheffer, que abriu mão da candidatura, Nadal reiterou que manterá relacionamento de alto nível, respeitoso e de muita harmonia entre os Poderes. “O eleitor quer resultados. Brigas politicas não constroem estradas, pontes ou hospitais”.
Disse esperar uma grande legislatura em favor dos municípios, estreitando a parceria com a Fecam, e que manterá seu gabinete de portas abertas a todos os parlamentares.