Foram mais de 500 toneladas de alimentos distribuídas no Rio Grande do Sul
A solidariedade levou esperança para quase 70 mil pessoas no primeiro trimestre deste ano por meio do Mesa Brasil Sesc. O programa distribuiu 533.743 quilos de alimentos no Rio Grande do Sul para 520 entidades sociais que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Após a chegada da pandemia, o fortalecimento da rede tem sido cada vez mais necessário para minimizar as necessidades de parte da população assombrada pela fome.
Para reduzir as carências nutricionais de quem tanto precisa neste momento, o programa, capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, contou nesses três meses com o apoio de 138 parceiros doadores, assim como o auxílio da comunidade gaúcha a partir da doação de recursos financeiros.
Além de conectar doadores e entidades sociais, o programa realizou 30 ações educativas e conseguiu capacitar 742 pessoas nesse período através de plataformas digitais. Entre os assuntos abordados, estão oficinas de boas práticas na manipulação de alimentos, alimentação saudável, alimentação e Covid, entre outros.
“Estamos passando por um período de muitas solicitações e de uma diminuição significativa nas doações. Todas as doações são bem-vindas e fazem muita diferença na vida de quem está necessitando”, conta Luciana Basile, coordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc no Estado.
Para manter e ampliar esse movimento em prol da comunidade, é possível contribuir com qualquer quantia. A chave para o Pix é o e-mail mesabrasil@sesc-rs.com.br. Iniciado em novembro de 2003, o Mesa Brasil é uma rede de solidariedade que conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários para evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.