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Ministro da Infraestrutura assina contrato de concessão do trecho Sul da BR-101

O trecho da BR-101 que corta o Sul de Santa Catarina já está sob responsabilidade da concessionária CCR. Foi assinado na manhã de ontem, segunda-feira, 06, no aeroporto de Jaguaruna, o contrato de concessão da rodovia. O ato contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O governador Carlos Moisés, em quarentena por conta da Covid-19, foi representado pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.
O trecho Sul da BR-101 está completamente duplicado e possui uma extensão de pouco mais de 220 quilômetros, entre Paulo Lopes e São João do Sul. O contrato tem uma duração de 30 anos e prevê investimentos de R$ 7,5 bilhões no período, sendo R$ 4 bilhões em custos operacionais. Serão implantadas faixas adicionais (98 km), vias marginais (70 km), passarelas, rotatórias, dispositivos em desnível, adequação de acessos, canalização de fluxos de tráfego e outras medidas referentes à segurança da rodovia.
O ministro destacou que o “catarinense pode esperar uma concessão de alto nível”. Segundo ele, o leilão da rodovia, realizado em fevereiro, foi altamente competitivo, o que representou um valor significativo de deságio. Freitas relatou ainda que a concessão gerará aproximadamente 1,5 mil empregos diretos e indiretos.
“Eu trago hoje o abraço do presidente Bolsonaro a Santa Catarina. O Governo Federal não faltará ao estado. Essa é uma entrega que reafirma a nossa esperança em um Brasil melhor. Nós fazemos concessão para melhorar a prestação de serviço e tornar o Brasil mais eficiente, com custos menores. As nossas concessões salvam vidas e geram riqueza”, destacou o ministro.
O secretário Thiago Vieira salientou que a assinatura será um marco para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, com a concessão trazendo mais segurança viária para os usuários. Na avaliação do secretário, as agendas de desestatização são importantes para garantir um serviço de qualidade a um preço acessível, como é o caso da BR-101 Sul, com o pedágio fixado a R$ 1,97.
“Essas agendas com a iniciativa privada são fundamentais para desonerar o Estado e garantir um serviço de melhor qualidade para quem trafega. O ministro Tarcísio tem feito um trabalho brilhante com a desestatização e acreditamos que a concessão será um vetor de desenvolvimento para o Sul de Santa Catarina”, disse Vieira

BR-285 – Serra da Rocinha

Acompanhado do coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Daniel Freitas, da vice-governadora Daniela Reinehr e de outros parlamentares, o ministro realizou uma visita técnica às obras de implantação e pavimentação da BR-285/SC, no trecho 49, em Timbé do Sul, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o responsável pelas melhorias.
O projeto de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC compreende 30,4 km de obras entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Lote 1, em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, são 8,3 km de traçado independente do trecho existente. Já o Lote 2, em Timbé do Sul, onde foi realizada a visita técnica, conta com 22 km, incluindo a construção de duas pontes e quatro viadutos, a implantação de um contorno na área urbana do município e a pavimentação da Serra da Rocinha. “Os trabalhos estão bem avançados e até dezembro deste ano devemos estar entregando as obras prontas, que trarão mais segurança e agilidade para quem utiliza a estrada”, disse o ministro.
Segundo Daniel Freitas, coordenador da bancada catarinense, desenvolver as obras de infraestrutura nas rodovias federais são umas das principais prioridades do Estado. “Tenho certeza de que os parlamentares, unidos, irão contribuir para que essas metas sejam atingidas, e que o mais rápido possível tenhamos as nossas rodovias em melhores condições. Sobre a BR-101, cansamos de ser o zero e passamos a ser um Estado enxergado pelo Governo Bolsonaro. Nosso muito obrigado ao presidente, por tudo o que Santa Catarina vem recebendo”, agradeceu o parlamentar.
A BR-285 tem 744,3 km de extensão entre Araranguá (SC) e São Borja (RS), na fronteira com a Argentina, onde se conecta com a Ruta Nacional 14 através da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai. A rodovia tem entre suas principais funções proporcionar mobilidade ao tráfego de longa distância, além de promover a ligação de municípios da região norte gaúcha e do extremo sul catarinense. A rodovia trará ainda outros benefícios como a expansão econômica da região, o crescimento da atividade turística e a criação de um novo corredor para o escoamento da produção agrícola.

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