O Sul de Santa Catarina marcou presença na FIT Buenos Aires 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina. Uma Missão Técnica Internacional, organizada pelo Sebrae/SC, levou 12 empresários da região para ampliar conexões com o mercado argentino e divulgar os atrativos locais.
O principal objetivo da comitiva foi expor a Rota da Baleia Franca e a Georrota Caminho dos Cânions para operadores e público final. A Argentina é considerada a principal origem de turistas estrangeiros na região.
“Para nós esse evento é fundamental, já que a Argentina é a origem de grande parte dos nossos turistas, e esse número só cresce”, ressaltou o gerente regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze.
Santa Catarina além do mar
Os atrativos catarinenses foram expostos em dois estandes: o de Santa Catarina e o do Rio Grande do Sul, já que a Georrota envolve municípios gaúchos. A gerente de Marketing do Cânions do Sul, Aline Aguiar, destacou que a feira foi estratégica para mostrar que Santa Catarina oferece mais que apenas praias.
“Nos dois últimos dias, o contato foi com várias agências da EMC, que funcionam como operadoras de turismo aqui da Argentina. Apresentamos o nosso georoteiro com possibilidade de negócios concretos para os próximos meses”, afirmou Aline.
Além da prospecção de negócios, a missão proporcionou acesso a tendências, como a apresentação da Península Valdés (Argentina), referência mundial em observação de baleias. O Sebrae/SC espera que o evento amplie o mix de produtos ofertados e fortaleça a inserção da região Sul no mercado turístico argentino.