Moradores do bairro São Francisco procuraram o vereador Cacai Amorim (PSD) e a nossa redação para reclamar de um problema com o qual estão convivendo, há mais de 7 anos. Há um valão nas proximidades da Rua Telegrafista Adolfo Coelho, que vem causando desconforto, devido ao mau cheiro e proliferação de insetos, entre outros problemas.
Fomos até o local e conversamos com alguns moradores, que fizeram seu desabafo. Rodrigo Nazário, morador da comunidade há mais de 15 anos, conta que, várias vezes já buscaram providências. Ele, que tem comércio nas proximidades diz que já anda desanimado de ir atrás de soluções, que “não tem como explicar o tamanho do problema, o problema é isso aí que tu tá vendo, só de olhar, tu pode ter uma ideia, uma imagem vale mais que mil palavras”.
Uma outra moradora, que está encabeçando um abaixo-assinado, Débora Carine Santos da Silva, nos recebeu em sua casa, há oito anos é moradora do local. Segundo ela, os drenos, que tem ali, estão abertos, passam por dentro de seu terreno e cada vez que chove, parte de seu aterro “vai embora com a água”. Ela também conta da grande quantidade de mosquitos, enquanto nos mostra a perna de sua filha de um ano e dois meses, cheia de marcas de picadas de inseto.
Valdenir Paganini, também morador, fala do “mosquitedo”, do lugar. Relata que seus familiares já estiveram na secretaria de obras, mas que a solução foi apenas paliativa e não definitiva.
Outro morador, Celerino da Rosa, há cerca de nove anos sofre com o mau cheiro e os insetos. Segundo ele, “o melhor seria se resolvessem de uma vez, em vez de só virem limpar de vez em quando”, afirma.
Talisson Rabello e sua família também sofrem. Mas o problema deles vai além do cheiro e insetos. Ele nos conta e nos mostrou até onde água em lama chegam na sua casa.
Ademir Osdjn, nos relata que precisou levantar a sua casa. “Cada vez que chovia, apesar de eu pagar pelo esgoto, voltava água aqui pelo ralo e enchia a minha casa de água com m—-”, fala.
“Resolver o quê, ninguém faz nada aqui pela gente”, nos relata a moradora Cláudia Oliveira, que já perdeu vários de seus móveis por causa da água que voltava pelo ralo do banheiro e alagava sua casa, “guardarroupa, sofá…”.
O vereador Cacai Amorim chamado pela comunidade foi averiguar e viu que a situação era grave, com isto abraçou a causa e fez uma indicação na câmara municipal de vereadores, onde foi aprovada na ultima sessão do dia 09 por unanimidade. A solicitação foi para o prefeito para executar a obra.
Prefeito Zênio
Na sexta- feira (13) o prefeito licenciado Zênio Cardoso (MDB) autorizou, junto da prefeita em exercício, Gislaine Cunha (MDB), e do secretário de obras, Nego Gomes (MDB), a execução do projeto de drenagem e fechamento do valão.
O problema é antigo, e sempre teve apenas ações paliativas e não definitivas, como a autorizada. O projeto será semelhante ao executado no bairro São Pedro, em 2018, quando outro valo a céu aberto foi fechado, melhorando as condições de vida e especialmente diminuindo os problemas de saúde da comunidade local.
“É um caso de saúde pública que o setor de obras e engenharia da prefeitura tem conhecimento, graças a ações de agentes de saúde que atendem a população local e do serviço de assistência social da Prefeitura. Nos reunimos na sexta-feira (13), mesmo estando licenciado, conversei com a prefeita em exercício Gislaine Cunha, e em reunião com o Secretário de Obras Nego Gomes e o engenheiro Renato Bristot, autorizamos a elaboração do projeto para fechamento definitivo desse valo. É pra solucionar de vez o problema e não para adiá-lo”, concluiu o prefeito Zênio.