Washington Olivetto, um dos mais renomados publicitários do Brasil, faleceu neste domingo, 13 de outubro, aos 73 anos, no hospital Copa Star, em Copacabana, Rio de Janeiro. Ele estava internado há quatro meses, recuperando-se de uma cirurgia no pulmão. Olivetto é reconhecido mundialmente e se destaca por suas inovações e prêmios na área da publicidade.
Durante sua carreira, Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, especialmente na categoria de filmes. Ele também foi o único latino-americano a ganhar um Clio em 2001, por um comercial para a revista Época. Seu talento foi amplamente reconhecido, sendo eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação de Agências Latino Americanas) e pelo Monitor Mercantil. Em 2014, recebeu o “Clio Lifetime Achievement Award” e, em 2015, foi o primeiro não anglo-saxão a ser nomeado para o “Creative Hall of Fame”, do The One Club.
Em outubro de 2023, Washington Olivetto participou de um evento da Unimed em Criciúma, ao lado de outras personalidades, como Roberto Justus e Ricardo Amorim. A notícia de sua morte gerou diversas homenagens nas redes sociais. O publicitário e apresentador José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, conhecido como Boni, expressou sua tristeza, afirmando que a companhia e os diálogos criativos de Olivetto eram insubstituíveis.
O Corinthians, clube do coração de Olivetto, também emitiu uma nota de pesar
“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando.
Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”.
O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor.”
Além de seus prêmios e homenagens, Washington Olivetto ficou conhecido por criações marcantes, como o “Cachorrinho da Cofap” e o “Garoto do Bombril”. Sua obra inspirou até canções do artista Jorge Ben Jor e foi homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel durante o Carnaval de 2013. Em 2016, ele teve a honra de conduzir a tocha olímpica nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Washington Olivetto deixa um legado inestimável na publicidade brasileira e será lembrado como um dos maiores criativos de sua geração.