Descubra os fatores que atraem mais os pernilongos
Se você já se perguntou se os mosquitos têm uma preferência por determinado tipo sanguíneo, a resposta é sim! Segundo um artigo científico publicado na revista Journal of Medical Entomology, os mosquitos realmente demonstram preferência por um tipo sanguíneo específico: o tipo O. Entre os 300 mosquitos testados com os quatro tipos de sangue, os resultados mostraram que houve uma maior atração pelo tipo O, em comparação com os outros.
No entanto, esse é apenas um dos fatores que atraem os mosquitos para suas possíveis vítimas. Cientistas do mundo todo têm se dedicado a entender melhor o comportamento e preferências dos pernilongos, em busca de maneiras mais eficazes de repelir o inseto.
Os pesquisadores sugerem que as preferências dos mosquitos estão relacionadas com as secreções produzidas pelo corpo humano, que contribuem para os insetos identificarem o tipo sanguíneo. Contudo, mais estudos são necessários para confirmar as teses e aprimorar as estratégias de prevenção.
Veja outros fatores que são atrativos para os mosquitos:
- Gravidez
Os mosquitos são atraídos por CO2, que expelimos através da respiração. Esse é o motivo por que eles voam perto de nossas orelhas, nariz e boca. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge indicou que, por conta das alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, as gestantes produzem e expelem 21% mais gás carbônico, se tornando mais atraentes para esse inseto. O papel do CO2 também ajuda a explicar por que os adultos são mais picados que as crianças, já que os adultos produzem uma quantidade maior desse gás em comparação a elas.
- Atividades físicas
Assim como as gestantes, os praticantes de atividade física também correm mais risco de serem picados por mosquitos. Isso ocorre porque o suor do corpo humano contém uma substância que atrai os pernilongos: o ácido lático. Essa substância é produzida durante o exercício físico, quando o corpo precisa de mais energia para os músculos, e é liberada através do suor, transformando a pessoa em um alvo em potencial.
- Bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar as chances de um indivíduo ser picado por mosquitos, especialmente por vetores da malária, de acordo com estudos realizados no Japão e em Burkina Faso. Os pesquisadores explicam que o etanol, substância química presente no álcool e também liberada através do suor, pode tornar as pessoas mais atraentes para esses insetos, o que eleva a probabilidade de picadas.
Como se proteger dos mosquitos
Com diversas cidades brasileiras em alerta para casos de Dengue e Chikungunya, a população deve ficar atenta e adotar medidas de prevenção. Manter a carteirinha de vacinação atualizada é o primeiro passo para se proteger das doenças que podem ser transmitidas pelos pernilongos. Além disso, o uso regular de repelentes na pele e no ambiente também é recomendado, especialmente para gestantes.
Outro método que pode ajudar a impedir a entrada de mosquitos é a instalação de telas em portas e janelas ou utilizar um mosquiteiro (espécie de rede fina colocada ao redor do leito) na hora de dormir.
Mariana Machado (Jornalismo)