Um de seus cães morreu agonizando com características de envenenamento
Na terça-feira 09, a reportagem do Portal Amorim foi chamada na comunidade de Concom em Sombrio, para averiguar uma denúncia, onde vários cachorros estariam sendo mortos por envenenamento.
Leticia Possamai, moradora da localidade, relatou que na terça-feira um de seus cachorros morreu agonizando momento após ser envenenado no trajeto entre Concom e Retiro da União.
De acordo com a moradora, na última semana oito cachorros da comunidade do Retiro da União e cinco cachorros na comunidade de Concom morreram da mesma forma, com características de envenenamento.
A mesma relatou que vai procurar a Polícia e fazer um boletim de ocorrência para que seja investigado o fato na tentativa de chegar a autoria desse crime que vem deixando o interior de Sombrio indignado.
O conhecido chumbinho que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida é a arma mais utilizada para o envenenamento de cães e gatos, por ser facilmente encontrado, inclusive sendo vendido como ‘veneno para ratos’. O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa. No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273, parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).