O Ministério da Saúde iniciou a Campanha de Multivacinação 2025, disponibilizando todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes com idade até 15 anos. A campanha vai até o dia 31 de outubro em todo o país.
Segundo a Agência Brasil, o Ministério disponibilizou mais de 6,8 milhões de doses e repassou R$ 150 milhões às gestões de saúde locais para a organização das ações.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a segurança das vacinas e o histórico de proteção que elas oferecem. “Quero relembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, só não tiveram meningite, só não tiveram doenças extremamente graves porque, um dia, seu pai e sua mãe enfrentaram situações muito mais difíceis do que hoje para te vacinar”, disse o ministro.
Recuperação vacinal e Dia D
A campanha faz parte de um esforço nacional de recuperação vacinal que já resultou em crescimento na imunização contra a pólio (17%) e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) (40%) entre 2022 e 2024.
O Brasil também reforçará a imunização contra o sarampo para toda a população de 12 meses a 59 anos, devido ao aumento de casos na América do Norte.
Para facilitar o acesso, o Ministério da Saúde fará chamadas pelo aplicativo Meu SUS Digital e realizará o Dia D de mobilização no dia 18 de outubro, com horário especial de funcionamento nos postos.
“Todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas o 18 de outubro será uma oportunidade estratégica para mobilizarmos… garantindo que todas sejam protegidas durante o Dia D”, finalizou Padilha.