Mais do que um registro formal, uma celebração de uma vida dedicada à medicina e à gestão pública. Nesta terça-feira (9), a foto do médico e escritor Murillo Capella passou a compor a galeria de ex-secretários da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Florianópolis.
A cerimônia reuniu familiares, servidores e representantes de entidades médicas como a ACM, CRM e SIMESC. Capella atuou como secretário adjunto entre 2015 e 2017, período em que também assumiu o comando da pasta interinamente.
Gratidão e Reconhecimento
Ao recordar sua passagem pela gestão estadual, Murillo Capella destacou o desafio de gerenciar crises e a importância das relações humanas.
“Quando fui convidado para integrar a Secretaria da Saúde, foi difícil dizer não. Era uma época com muitos desafios, mas trabalhamos intensamente e sempre encontramos forças, recebemos apoio de muitas pessoas. Minha missão era administrar as crises de relacionamento, principalmente, e foi isso que fizemos. Fica uma certeza que carrego: a maior de todas as memórias que alguém pode guardar é a gratidão”, afirmou o homenageado.
O atual secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, definiu o ato como uma “homenagem singela, porém sincera”. Já a secretária adjunta, Cristina Pires Pauluci, ressaltou o aprendizado obtido ao lado de Capella. “O papel dele na história da saúde catarinense é imenso, um caminho construído por pessoas, escolhas sábias e muita coragem”, disse.
Trajetória Multifacetada
Além da gestão pública, Murillo Capella possui um currículo extenso:
Medicina: Cirurgião pediátrico renomado e ex-diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão.
Literatura: Autor de obras que unem medicina e memória. Em 2025, tomou posse na Academia Catarinense de Letras, ocupando a cadeira nº 13.












