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ColunistasNão seguir uma metodologia é fatal

Não seguir uma metodologia é fatal

        Caro leitor, ainda sobre nosso papo de precificação, ao falarmos desse assunto, não mencionamos apenas a sua determinação de valor para que o empreendedor possa ter lucro com seus produtos ou serviços. É necessário que as empresas tornem os seus negócios mais competitivos por meio dos métodos de formação de preço.

       Um dos erros mais recorrentes é o de aplicar um percentual sobre o valor de compra ou definir o preço simplesmente porque o concorrente vende por determinado valor. Ainda hoje é muito comum ver empresários fazendo o famoso ‘cálculo de padeiro’, ‘paguei R$ 20,00 vou adicionar 100% sobre esse valor e está formado meu preço de venda’ ou ‘meu concorrente vende por R$ 20,00, vou por R$ 19,90’. Se esse é o seu formato, está fadado a quebrar em breve.

      O método de formação de preço pode ser considerado uma análise minuciosa, que deve ser realizada pelo empreendedor, com o intuito de definir qual o valor ideal a ser cobrado por um determinado produto ou serviço. Dessa maneira, é possível escapar dos prejuízos.

    Existem algumas metodologias de precificação e entender a fórmula correta é fundamental para saber os limites de seu negócio e posicionar-se de maneira estratégica no mercado. Se seu concorrente não tem uma estrutura de precificação, seja você a referência do mercado. Seu negócio agradecerá a médio e longo prazo.

       Ter conhecimento do seu markup, ou seja, o lucro total ou lucro bruto obtido em relação a uma venda, é importante para determinar os preços e saber exatamente suas margens, permite que você crie ações estratégicas, saiba quais produtos possuem maior rentabilidade e foque naquilo que vai deixar mais dinheiro no seu caixa. Por mais desafiador que seja, é fundamental você seguir a sua metodologia de precificação e ter o controle sobre os movimentos de preço que são possíveis de ser praticados.

       Também não adianta você delirar e sair colocando preço muito acima do mercado porque quer uma margem maior. Precisa entender o todo, os limites estratégicos aceitos pelo público e os seus custos, para não deixar dinheiro no mercado por estar muito caro e nem por estar abaixo do que sua estrutura de custos exige. O fato é que ter uma estratégia clara de precificação e posicionar-se respeitando os limites do seu negócio e do mercado é a chave do sucesso.

 

 

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