O governador Jorginho Mello participou, nesta segunda-feira (20), da posse da nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A reitora da FURB, Márcia Sardá Espíndola, foi empossada como presidente para a gestão 2025/2027, e o reitor da Unoesc, Ricardo de Marco, assumiu como vice.
Jorginho Mello destacou o papel fundamental da associação na educação superior de Santa Catarina e reforçou a parceria do Governo. “Eu vim aqui para aplaudir, vim aqui para dizer que a Acafe é uma associação importante e teve e terá um papel fundamental na educação superior de Santa Catarina, pela qualidade dos seus quadros, pela articulação que ela pode fazer, e pelo o que ela tem feito no programa Universidade Gratuita. Então, vim aqui para dizer à professora Márcia e ao professor Ricardo que eu sou parceiro, como sempre fui, da Acafe”, afirmou o governador.
Reconhecimento ao Universidade Gratuita e à Fapesc
Márcia Sardá Espíndola substitui a atual secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, que também esteve presente. Luciane reforçou que a Acafe é uma “obra de construção coletiva” e uma importante parceira das políticas públicas.
A nova presidente, Márcia Sardá Espíndola, ressaltou o impacto do principal programa da gestão estadual. “A relação com o Governo do Estado é ótima. O governador apresentou o projeto da Universidade Gratuita e, de fato, ele foi implantado e tem sido um programa muito importante de inclusão, mas principalmente da permanência do estudante. Aumentou nas nossas instituições uma média de 25% de estudantes”, ressaltou.
Márcia também destacou a importância da Fapesc, que tem aumentado os editais de fomento para equipar laboratórios e conceder bolsas de pesquisa e pós-graduação. “Então, de fato, tem sido um Governo extremamente parceiro com as nossas universidades comunitárias”, finalizou.
A cerimônia contou com o lançamento do livro 50 Anos da Acafe e a entrega de placas comemorativas ao governador, à secretária Luciane Ceretta e à Alesc pela parceria no programa Universidade Gratuita.