Na fase inicial a doença não apresenta sintomas aparentes
Novembro é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, doença mais comum entre os homens, e que representa 28,6% da causa de óbitos segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame é indicado para homens com mais de 45 anos e a melhor chance de garantir a cura é o diagnóstico precoce.
Na fase inicial a doença não apresenta sintomas aparentes, entretanto, quando se encontra em estado avançado alguns sintomas podem ser identificados, são eles: dor óssea; dor ao urinar; vontade freqüente de ir ao banheiro; presença de sangue na urina ou sêmen.
Segundo os especialistas alguns fatores são considerados de risco para a causa da doença, como por exemplo, histórico familiar, obesidade e raça, levando em consideração o maior índice de casos em homens negros.
Felizmente, o câncer de próstata tem tratamento. Mas, para que o mesmo seja eficaz é muito importante que o exame de toque retal seja realizado.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.
Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.