Caro leitor, vou te contar como foi a minha primeira consultoria, era meados de 2007, segundo semestre do curso de administração, com mais 4 colegas fundamos uma empresa de consultoria dentro da universidade chamada UCS Empresa Junior.
Mesmo no início de curso a paixão pela área era visível, mas confesso que na primeira consultoria estava muito assustada, obviamente estava assistida por professores e um consultor do Sebrae. Era uma empresa do ramo moveleiro na cidade de Gramado e depois de algumas visitas para levantar as informações do diagnóstico, chegamos há algumas constatações que talvez você também se identifique: – A empresa vendia muito, fazia móveis para abastecer lojistas de SP e RJ, mas nunca sobrava dinheiro, mal dava para pagar as despesas do dia a dia.
O problema identificado foi que o preço de venda do produto não estava correto, cada móvel vendido representava um prejuízo de 30%, ou seja, não se tinha clareza dos custos. As altas comissões pagas aos lojistas e preço pago aos fornecedores de matéria prima, o endividamento com bancos, a falta de crédito e a inexperiência da proprietária na área (depois de uma sociedade desfeita com quem entendia do ramo), mostrou um caminho amargo, os estudos apontaram que o melhor a ser feito era fechar as portas.
Para quem estava iniciando parecia um tanto agressivo sugerir o fechamento para uma pessoa que cuida do seu negócio com tanta dedicação, por vezes melhor que da sua própria família, porém foi o primeiro e maior aprendizado – quando se trata de finanças quem manda é o racional. Nenhum negócio que é gerido apenas com o emocional se mantém competitivo no mercado e gera os resultados necessários.
Você deve estar se perguntando se ela aceitou fechar o negócio…não ela não fechou naquele momento, fez ainda mais dívidas e não conseguiu manter a empresa aberta por muito tempo. E com isso aprendi minha segunda lição, o empresário precisa ter coragem e muita resiliência, pois não é para qualquer um o papel de empreendedor, tem que ter muito mais habilidades técnicas para enfrentar tantas batalhas, mas quem vence com certeza diz que vale apena cada desafio. Afinal cada um só TEM a VISTA da montanha que ousar ESCALAR!