102.9 FM
102.9 FM
ColunistasO que você precisa saber sobre Expectativas| Fumiko Kouketsu

O que você precisa saber sobre Expectativas| Fumiko Kouketsu

O que você precisa saber sobre Expectativas

Olá, como estão, gente do bem? Espero que estejam todos com saúde e alegria. Vamos falar sobre expectativas? Primeiro, vamos dissecar a palavrinha. A palavra expectativa é relacionada ao ato de esperar que algo aconteça, tem a ver com as possibilidades que estão sendo esperadas. Graças a maravilha que é a nossa mente, ao nosso poder criador, à imaginação e a criatividade nós construímos situações e acontecimentos e esperamos que eles se concretizem. Expectativas estão sempre focadas no futuro, no que ainda vai acontecer. Pode ser em relação a situações, pessoas e seus comportamentos e, também aos relacionamentos.

Expectativa também pode ser sinônimo de muita decepção. Frustrações causadas por esperar mais do que o outro pode dar, esperar um evento demasiadamente perfeito, esperar o que não é possível Pode-se dividir as pessoas em três grandes grupos: as negativas, as positivas e as neutras. Mas também podemos exagerar e dizer que existem pessoas superpositivas, as super negativas e as indiferentes.

As indiferentes, em geral não esperam nada, porque não planejam nada, ou planejam tudo em detalhes. Vivem sem tempero, sem emoções, no tanto faz. Não são infelizes, mas também não são felizes. É como uma comida sem sal: não tem sabor. São criaturas cuja vida é sem graça. Elas não têm o frio na barriga, o arrepio que precede a surpresa. Vivem numa terra de ninguém. Geralmente, seus olhos são opacos e seus lábios não treinam o sorriso largo. Para elas viver é apenas uma sucessão de acordar e ir dormir, misturados ao trabalho e aos boletos que chegam sempre. Não criam expectativas com medo do desencanto.  Dá trabalho ser assim. É como se tivessem construído uma barragem para que ela não pudesse jamais extravasar, precisasse sempre conter os sentimentos. Neutras. Vão caminhando, e sendo guiadas pelos acontecimentos decidindo-se sempre pelo óbvio e adequado.  Não é o objetivo fazer julgamentos. Apenas lançar um olhar meticuloso para que cada um possa se enxergar e gerar o autoconhecimento, o que é libertador.

Os superpositivos, já ao nascer, imagino eu, recebem um par de óculos cor de rosa. E é sob estas lentes maravilhosas que elas enxergam a vida, as pessoas e as situações. Não veem defeitos, não percebem a malícia, as evidências de um perigo. A grande maioria vive sorrindo e encontrando sempre um motivo para ver o lado positivo. Seria maravilhoso se pudéssemos viver assim, e podemos é claro. Há vantagens. Há também desvantagens.

Os superpositivos, geralmente não resolvem problemas, porque pensam que a situação não é tão ruim assim. Uma afirmação bastante comum dos exageradamente positivos é, no final tudo dá certo.  Seguem a filosofia do Zeca Pagodinho (….) deixa a vida me levar, vida leva eu. Gosto de comparar os superpositivos com o Peter Pan. Ele vive numa terra encantado, é cercado por crianças que nunca crescem e se tornam adultos. Seu inimigo número um, engoliu um relógio por isto ele sempre sabe quando o Capitão Gancho está por perto. Além disso, a fada Sininho sempre o protege. Mas o interessante é quando ele se apaixona pela Wendy, uma pessoa que vive no mundo real. Que precisa crescer, amadurecer e fazer escolhas. Para quem já assistiu ao filme, sabe que no final, apesar de estar enamorado pela Wendy, ele escolhe viver num mundo infantil, e manter-se um adolescente sem necessidades de assumir responsabilidades.

Eles são crianças com contas para pagar. Se decepcionam muito, porque esperam muito das pessoas, da vida. São motivadas pela alegria do momento e se olham para o futuro acreditam que tudo se realizará. Você pode me perguntar se há algo errado nisto. A reposta é, não. Você pode viajar desde que saiba que está viajando.

 Por outro lado, há os Hardy da vida. Sabe aquele personagem do desenho animado: “Ó dia, ó vida, ó azar. Tudo dá errado para mim. Aqueles indivíduos que apenas olham o lado ruim dos acontecimentos, só vêem os defeitos das pessoas. Numa situação de sucesso e alegria, filtram só o que deu errado para dar relevância. Sabe aquelas pessoas que vai chegando e o bolinho vai se espalhando? É. Porque ninguém gosta de ouvir apenas queixas e reclamações. Estas, nasceram de óculos, cujas lentes mostram apenas o ruim, o que não funcionou. Focam no problema. Elas sofrem demais com a desilusão. Se auto enganam, responsabilizam os outros pela felicidade delas. Criam expectativas irreais, que são o caminho para uma vida infernal. Cheia de frustrações, acompanhadas de raiva e insatisfação.

Neste clube, também estão inclusos os perfeccionistas. Aqueles, que exigem de si mesmos o máximo grau de excelência, senão a própria perfeição em tudo que fazem. Como criam expectativas muito altas no seu desempenho e resultados são sempre sofredores e escravos de si mesmos.

Sabe aquele momento, quando você vai dormir e sonha de olhos abertos? Aquela situação ideal, o relacionamento do Instagram, o príncipe encantado ou a mulher dos seus sonhos. O projeto pelo qual você tanto aspira se realizando sem muitos obstáculos, o trabalho que só tem coisas boas. O chefe que te compreende e os colegas que adoram você. Os filhos sem defeitos. A família nota mil. São expectativas irreais. Pode começar a chorar de desilusão. Não há, neste mundo em que viemos, uma única pessoa sem nenhum problema.

Então, como viver em harmonia entre o que desejamos e o que temos?  Primeiramente, tirar qualquer tipo de óculos, para quem os usa. Para quem está insonso, temperar a vida. Vós sois o sal da terra, dizia o mestre. Enxergar a realidade como ela é: nem melhor e nem pior. A realidade nua e crua, mesmo que isto não seja agradável. Depois, analise e procure saber quais as expectativas reais. Quais as possibilidades que são possíveis diante da situação, vistas sob o ângulo da razão. Porque os sentimentos embaçam os nossos olhos, nos fazem misturar o que é verdadeiro daquilo que aparenta ser.

Esta é a melhor forma de evitar decepções. Uma vida mental e emocional saudável começa pelos nossos pensamentos. Por isto é muito importante manter desejos alinhados às expectativas para não correr o risco dos desenganos que podem causar grandes danos na nossa qualidade de vida.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias