Caro leitor, semana passada a minha loja ganhou uma publicidade gigante nas redes socias por causa de vários compartilhamentos de uma notícia, não pelo motivo que gostaria, já que fomos roubados por um menor de idade, em plena “chuva” de meio dia no feriado do dia das crianças. Na ocasião fui abordada pelo delinquente que disse estar com muita fome, nós recém tínhamos almoçado e resolvi ajudar, como de costume, porque são milhares de pessoas que passam no comércio todo dia. Ao pegar para ele um lanche, abri margem para que roubasse o celular da loja e uma sombrinha. Resumo da história, o adolescente foi preso, depois liberado e os objetos por milagre de Deus conseguimos recuperar, os comentários foram diversos, desde elogios da nossa atitude de se importar com o ser que está na rua (indiferente do motivo), outros falando do mole que dei e que de fato é verdade.
Como toda experiência o que fica é o aprendizado, estamos muito mais ligados em todos os sentidos, adotamos outras políticas internas para nos precaver. Tão ligados que pegamos mais um furto só que esse pela internet, pois é caímos no golpe do pix falso. A história é seguinte, o indivíduo nos encomendou uma tele entrega, uma conversa aparentemente normal, até para passar veracidade, era um dia de movimento, não consegui olhar se o pix tinha entrado na conta, no final do dia, o caixa não fechou, mas não conseguimos identificar o valor exato daquela venda. Toda semana o “ótimo” cliente pedia entrega, mais algumas vezes se passou despercebido a confirmação do pix. E por fim, no dia do outro roubo, comecei a conferir tudo e não entrou o pagamento…toda educada pedi para que ele conferisse e meu sexto sentido me disse para olhar os demais comprovantes e para minha surpresa um prejuízo de quase R$500,00. Obvio que fomos bloqueados, fazer BO não resolveria muita coisa e viramos mais um na estatística dos golpes da internet.
O empresário além de ter que estar atendo a toda operação, compra, vendas, gestão de pessoas, gestão financeira, marketing, contabilidade e por aí vai, precisa estar atento a todas as possibilidades de furtos e golpes, bem como, colocar nas suas despesas uma previsão para isso, independente do ramo de atuação, porque as pessoas más intencionadas estão aí no meio de nossos clientes. Então fica a dica para que você não precise passar por situações como as minhas para estar mais atento. Já dizia Jorge Ben Jor “Se o malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem”.