GeralOutono inicia com calor e temporais em SC

Outono inicia com calor e temporais em SC

Mesmo com o início do outono, Santa Catarina deve enfrentar uma semana marcada por calor e temporais isolados entre esta segunda-feira (23) e terça-feira (24), conforme previsão da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. A condição ocorre devido à aproximação de uma frente fria, que favorece a formação de instabilidades em todo o estado.

As manhãs seguem com temperaturas amenas, enquanto as tardes permanecem quentes, com máximas entre 28°C e 32°C na maior parte das regiões, podendo alcançar até 35°C no Extremo Oeste. Os temporais devem iniciar ainda no começo da tarde nas áreas do Grande Oeste e regiões próximas ao Rio Grande do Sul, avançando gradualmente para outras localidades.

Há risco moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos, especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí. Já na Grande Florianópolis e no Norte catarinense, os temporais tendem a ocorrer com menor intensidade, reduzindo o risco de danos associados.

A partir de quarta-feira (25), as instabilidades perdem força, mas ainda há possibilidade de temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com baixo risco para ocorrências. Na quinta-feira (26) e sexta-feira (27), o tempo firme deve predominar na maior parte do estado.

No litoral, sobretudo em áreas de encosta, a circulação marítima mantém a condição para chuvas fracas e passageiras durante a noite. Durante os períodos de instabilidade, a Defesa Civil orienta que a população evite áreas alagadas e busque abrigo seguro durante os temporais, longe de árvores, postes e objetos que possam ser arremessados pelo vento. Também é recomendável acompanhar os avisos meteorológicos pelos canais oficiais.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias