Letícia Manique Barretto leva consigo mais do que uma nova vida no ventre. Com cinco meses de gestação, ela carrega também uma bagagem de conhecimento e cuidado, adquirida a cada encontro no Programa de Atenção Materno-Infantil (Pamif) da Unesc, que frequenta há dois meses.
Para ela, os dias na piscina e as palestras não são apenas atividades, mas momentos de conexão com o corpo e com o bebê, guiados por profissionais e estudantes atenciosos e dedicados. Entre conversas sobre nutrição, amamentação e os remédios que podem ou não ser usados durante a gravidez, Letícia se vê acolhida e preparada para o futuro que a espera.
“A experiência do Pamif é ótima. Os estudantes que nos acompanham nas atividades, tanto na piscina quanto nas palestras são sensacionais e atenciosas”, comenta.
O Pamif, que é mais um projeto de Extensão da Unesc, oferece orientações práticas e contribui para o bem-estar físico das gestantes com atendimentos 100% gratuitos. Desde a criação, há 20 anos, a iniciativa, que ocorre nas Clínicas Integradas de Saúde da Unesc, já atendeu em torno de 1,5 mil famílias.
“O número de participantes é flutuante, pois não há um início e um fim. Quem entra no início, no meio ou no fim do semestre participa de todas as atividades. Para isso, criamos um cronograma que atenda a todas”, explica a responsável pelo Pamif e coordenadora-adjunto do curso de Fisioterapia da Universidade, Ariete Inês Minetto.
Antes de entrar na piscina, os participantes do encontro desta semana assistiram à palestra da fisioterapeuta e consultora de amamentação, Kellen Duminelli que falou sobre amamentação.
Momentos especiais
Os pais de Pedro Cândido Neves, de seis meses de idade, Amanda Cândido Neves e Lucas Neves, também viveram uma experiência emocionante no Pamif. “Conheci o programa por meio de uma acadêmica de Nutrição, quando estava no fim da gravidez. Não tive tempo de participar na época, então esperei o Pedro finalizar as vacinas para vir. Ele ama a piscina em casa. Enchemos, transborda, e ele adora. Estava ansiosa para ingressar. É emocionante e gratificante. Parabéns à Unesc por proporcionar esta experiência para nós”, comenta.
Ariete enfatiza que, após as rodas de conversa, as famílias seguem para as sessões de hidroterapia, uma prática física especialmente adaptada para as gestantes.
O programa também oferece os benefícios da hidroterapia para bebês, com atividades direcionadas às crianças de seis meses a três anos de idade. As sessões têm o objetivo de promover relaxamento, bem-estar, socialização e fortalecer os laços familiares por meio de brincadeiras e técnicas de fisioterapia aquática.
“É uma oportunidade não apenas para as mães, mas para toda a família. Buscamos ressaltar a importância de dividir as responsabilidades, em vez de concentrá-las exclusivamente na figura materna. Ao envolver ativamente o pai e outros familiares, o programa promove conscientização e garante que a mulher não se sinta sobrecarregada nessa fase”, reforça.
Os interessados em participar podem entrar em contato pelo perfil oficial do Instagram: @pamifunesc ou ainda na Clínica de Fisioterapia da Unesc.
Agecom|Unesc