A Polícia Federal (PF) do Brasil chegou a Paris para atuar na segurança dos Jogos Olímpicos Paris 2024, marcando a primeira vez que a corporação faz parte da equipe de segurança internacional em um evento esportivo fora do país. O grupo brasileiro, composto por vinte policiais, foi convidado pelo governo francês para se integrar a uma equipe global de cerca de 1,7 mil policiais de 44 países diferentes.
A PF brasileira desempenhará um papel crucial em três áreas principais:
- Segurança Pública: Garantir a segurança geral durante o evento.
- Cooperação Internacional: Trabalhar em conjunto com forças de segurança de outros países para manter a ordem e a segurança.
- Inteligência e Prevenção do Terrorismo: Atuar em atividades de inteligência para prevenir possíveis ameaças terroristas.
Entre os policiais brasileiros, 14 estarão diretamente envolvidos na segurança da delegação olímpica brasileira, uma novidade para os Jogos Olímpicos. Outros dois policiais federais colaborarão com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).
De acordo com o delegado Luiz Ungaretti, adido da Polícia Federal na França, “a participação da Polícia Federal do Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 demonstra nosso compromisso com a segurança dos atletas e do público, além de reforçar a importância da cooperação internacional no combate ao crime”.
Fonte: CNN/CNN Brasil