A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) investiu R$ 590 mil em um novo Sistema Flocodecantador na principal Estação de Tratamento de Água (ETA) de Passo de Torres. O sistema já entrou em operação para a temporada, com o objetivo de tornar o tratamento de água mais eficiente e beneficiar o abastecimento da cidade.
O gerente Operacional da Agência Regional Sul/Serra, Matheus Ibagy, explicou a função da nova estrutura. “O Sistema Flocodecantador instalado na ETA tem a função de remover impurezas e turbidez da água, utilizando um equipamento com espaço físico relativamente compacto dentro da estrutura da Estação. Com o novo sistema, teremos uma maior eficiência na qualidade da água encaminhada para o município já em dezembro,” explica.
Melhorias e aumento da reservação
Essa é a segunda melhoria recente em uma ETA na cidade. Em novembro, a Casan investiu R$ 220 mil na reforma e modernização da ETA no Bairro Bella Torres, com a instalação de novos painéis de controle e a construção de casas de bombas e de química, visando mais qualidade e precisão nas dosagens de tratamento.
Passo de Torres também recebeu, ao longo de 2025, melhorias significativas na reservação de água:
Centro: Instalação de um dos maiores reservatórios da Região Sul, feito de aço e revestimento epóxi, com capacidade para 2,5 milhões de litros, aumentando em 3,5 vezes a reserva municipal.
Bella Torres: Entrega de um reservatório de aço inoxidável com capacidade para 200 mil litros.
Lagoa de decantação: Construção de uma lagoa com capacidade para reservar 6 milhões de litros de água para o tratamento.












