Em preparação para o aumento da demanda no verão, Passo de Torres, no Sul de Santa Catarina, passou a contar com um novo investimento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) voltado à melhoria do abastecimento. A principal Estação de Tratamento de Água (ETA) do município recebeu um Sistema de Flocodecantação, com aporte de R$ 590 mil, que já está em funcionamento nesta temporada.
O equipamento tem a função de tornar o tratamento mais eficiente ao remover impurezas e reduzir a turbidez da água, utilizando uma estrutura compacta integrada à estação. Segundo a Casan, a implantação do sistema amplia a qualidade da água distribuída à população, especialmente durante os meses de maior consumo.
De acordo com o gerente Operacional da Agência Regional Sul/Serra, Matheus Ibagy, a tecnologia permite ganhos significativos no processo de tratamento. “Com o novo sistema, conseguimos elevar a eficiência e garantir uma água de melhor qualidade para o município já a partir de dezembro”, afirmou.
Essa é a segunda intervenção recente realizada em estações de tratamento da cidade. Em novembro, a Casan também investiu na reforma e modernização da ETA do bairro Bella Torres, com recursos de R$ 220 mil. As melhorias incluíram novos painéis de controle, a construção de uma casa de bombas para o sistema de bombeamento e uma casa de química, que assegura maior precisão e segurança na dosagem dos produtos utilizados no tratamento.
Além das ETAs, Passo de Torres recebeu outros investimentos importantes ao longo de 2025 na área de reservação. No Centro do município, foi instalado um dos maiores reservatórios da região Sul, com capacidade para 2,5 milhões de litros, fabricado em aço e revestido com epóxi, ampliando em 3,5 vezes a reserva de água da cidade. Já no bairro Bella Torres, outro reservatório com capacidade para 200 mil litros, em aço inoxidável, também foi entregue.
A Casan ainda concluiu a construção de uma lagoa de água decantada, capaz de armazenar até seis milhões de litros, reforçando a segurança hídrica e a capacidade de tratamento do município.
Com informações: Ascom Casan












