Ação de grupo pode estar relacionada a outros crimes em Florianópolis.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (23) a Operação Strappo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na remessa de cocaína para a Europa utilizando aeroportos brasileiros como ponto de saída. A ação resultou no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palhoça, Tubarão e Biguaçu, além de cinco prisões temporárias e três preventivas.
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de dois homens no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), no dia 27 de abril de 2024. Eles tentavam embarcar com cocaína em um voo com destino a Lisboa, Portugal.
Com o avanço das apurações, a Polícia Federal identificou um esquema bem estruturado que incluía o aliciamento de “mulas”, divisão de tarefas e financiamento logístico-operacional da quadrilha. Também foi constatado o envolvimento do grupo em outras prisões em flagrante ocorridas no Aeroporto Internacional de Florianópolis.
Além disso, a investigação revelou a existência de uma ramificação europeia da organização, responsável pela difusão da droga em outros países do continente.
As investigações seguem em andamento com análise do material apreendido nesta etapa da operação, buscando identificar novos integrantes e aprofundar o mapeamento do esquema criminoso.