Golpe por SMS consegue clonar contas através de numero de protocolo
Uma pizzaria localizada na na Rua Caetano Lummertz, Centro, Sombrio foi teve o perfil do do WhatsApp invadido e clonado. o golpe aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 1, por volta das 20 horas.
A vítima bastante nervosa relatou à Polícia Militar que recebeu uma ligação, ao qual diziam ser da vigilância sanitária e que haviam recebido uma denúncia que no estabelecimento não havia álcool em gel. Nesse momento o golpista falou que mandaria um número de protocolo e pediu que confirmassem o número. O procedimento solicitado foi feito e o acesso a conta de WhatsApp da pizzaria foi perdido. O golpista pediu o número do telefone pessoal da vítima, que desconfiou da situação e verificou que a ligação que estava recebendo era DDD 011, ou seja, não seria possível receber uma ligação da vigilância de outro estado. A proprietária desligou o telefone pois percebeu que se tratava de um golpe e estava sem o acesso à conta do WhatsApp de sua pizzaria.
Logo em seguida chegou um cliente, para retirar uma pizza que tinha feito pelo aplicativo e como já havia feito o pagamento via pix e o golpista pediu para repetir o pagamento pois não havia recebido, foi até a pizzaria para retirar. Os proprietários da pizzaria explicaram a situação e que o número tinha sido clonado, o pix foi feito para o golpista.
Saiba como agir
O próprio aplicativo de mensagens WhatsApp oferece aos usuários algumas medidas de segurança. Uma opção é a ativação de confirmação em duas etapas, com senha Pin. Para isso, é preciso escolher uma senha e informar um endereço de e-mail.
Se você receber um e-mail para redefinir seu Pin da confirmação em duas etapas sem tê-lo solicitado, não clique no link. Outra pessoa pode estar tentando confirmar seu número de telefone no WhatsApp.
Para se prevenir, não compartilhe informações pessoais e desconfie de comportamentos virtuais incomuns. Jamais clique em protocolos enviados por SMS ou confirme informações por telefone.