A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta sexta-feira (5) a operação “Nevoeiro”, no Oeste do estado, para combater o tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Drogas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com apoio do Serviço Aeropolicial (SAER).
O líder da associação criminosa foi preso preventivamente dentro de um avião no aeroporto de Guarulhos (SP), com apoio da Polícia Federal. Ele é apontado como responsável pela logística e pagamentos do transporte de 10 toneladas de maconha apreendidas em Joaçaba, no dia 13 de junho deste ano.
Resultados da operação
Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em Guarulhos (SP), Xanxerê, Chapecó, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes. A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens e valores de até R$ 25 milhões dos investigados e de suas empresas.
Durante as buscas, os policiais apreenderam celulares, dinheiro em espécie e quatro veículos.
Empresas sob investigação
Quatro empresas ligadas aos investigados também foram alvo da operação. Segundo a Polícia Civil, os estabelecimentos — postos de combustíveis, transportadoras e um bar sertanejo aberto recentemente em Chapecó — funcionariam como fachada para movimentar recursos e blindar patrimônio obtido com o narcotráfico.
Apoio e desdobramentos
A ação contou com apoio de diversas unidades policiais da região, além da Polícia Federal de Guarulhos. A investigação já havia resultado na prisão de outros cinco envolvidos, que transportavam a carga de drogas apreendida em junho e foram denunciados por tráfico e associação criminosa.