A Operação estará focada no atendimento adequado aos casos emergenciais
A Polícia Militar de Santa Catarina está realizando desde o dia 20 de agosto a Operação Maria da Penha. Nestes primeiros dias de operação (20 de agosto a 1º de setembro), já foram atendidas 926 mulheres com Medidas Protetivas de Urgência. Além disso, a operação atendeu neste período 1267 ocorrências de casos de violência doméstica, resultando em 150 prisões. Por descumprimento das Medias Protetivas de Urgência foram presas sete pessoas. Fora isso, 19 atendimentos foram realizados sem a necessidade de prisão.
O objetivo da Operação, que segue até o dia 20 de setembro, é dar maior ênfase ao trabalho que a PMSC já realiza diariamente, que é enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. A Operação estará focada no atendimento adequado aos casos emergenciais, prevenindo, através do atendimento pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão (disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android).
“Estamos intensificando o acompanhamento das medidas protetivas de urgência das mulheres assistidas pelos programas de prevenção à violência doméstica e familiar desenvolvidos no âmbito da PMSC. E estamos computando nacionalmente o atendimento emergencial de casos de violência doméstica no período da operação, para fins de diagnóstico e fomento à política pública de atendimentos emergenciais”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet.