Investigação na cooperativa de energia
Associados da Cooperaliança de Içara, foram pegos de surpresa esta semana, com as investigações de suposta corrupção na cooperativa que leva energia para Içara e Rincão. Foram presos algumas pessoas, veículos e dinheiro em espécie na casa de um suspeito, 40 mil reais em notas de 200. Foram apreendidas também escrituras e contrato de compra e venda de imóveis. Buscas foram efetuadas ainda em uma revenda de veículos. “Este estabelecimento, à princípio, seria para lavar o dinheiro desviado, assim como a compra de imóveis”, disse o delegado. Em nota a Cooperaliança informou que “está à disposição das autoridades judiciárias para quaisquer informações que forem necessárias com relação à Operação Iluminado”, e que, por meio do seu departamento jurídico, “aguarda os desdobramentos das investigações a fim de contribuir com a transparência”.
Coopera
A coopera recebeu na última terça feira alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica SATC , acompanhados dos – Professores Wagner e Rafael. Alunos realizaram visita técnica nas dependências da Subestação Forquilhinha Santa Cruz, verificando de forma prática os conhecimentos adquiridos a respeito do assunto em sala de aula, Também visitaram o Centro de Operações da Distribuição e fizeram perguntas em um debate aberto sobre todos os assuntos relacionados a Operação da Coopera Distribuição.
Ex prefeito de Sombrio está inelegível por três anos
Ex-prefeito, Professor Jusa Tiscoski e ex-vice-prefeito Vitor Martins da cidade de Sombrio enfrentaram uma condenação por ato de improbidade administrativa. Segundo a denúncia do Ministério Público, os réus confeccionaram, sem licitação, mil convites para divulgação de eventos para a entrega de ordens de serviço para sete novas obras. A condenação refere-se à utilização indevida de recursos públicos, sem seguir os procedimentos de licitação, para a confecção de convites e panfletos natalinos que ostentavam seus próprios nomes, sem qualquer menção ao município ou à administração pública. Esse crime ocorreu no ano de 2011.
“Nos materiais gráficos constaram expressamente os nomes dos requeridos, sem qualquer menção acerca do município de Sombrio ou da Administração Municipal, como exigido por lei”, destacou o sentenciante. Nesse sentido, prosseguiu, restou clara a hipótese de enaltecimento das pessoas em detrimento dos atos administrativos em si, com a caracterização de marketing pessoal eleitoreiro e a prática de atos de improbidade administrativa.
Os dois réus foram condenados, pela prática de atos de improbidade administrativa, ao ressarcimento solidário e integral do valor de R$ 2.053; ao pagamento individual de multa civil no percentual de 20% sobre o valor do dano, acrescido de juros e correção; proibição de contratar com o Poder Público ou dele receber benefício ou incentivos fiscais ou creditícios por três anos e suspensão dos direitos políticos por outros três anos.
PSDB de Gaivota filia mais de 100 novos tucanos
Com a presença da Deputada Federal Geovania de Sá, Deputado Estadual Marcos Vieira, prefeito Everaldo dos Santos, Kekinha, Vice-prefeito Jonatã, vereadores, secretários municipais e centenas de simpatizantes e representantes das agremiações partidárias que fazem parte do governo municipal, foi realizado no sábado, 13, no CTG Sul Catarinense, o 1º ENCONTRO DO PSDB do Município. Os tucanos fazem parte da história política muito antes da emancipação de Balneário Gaivota e atualmente estão no comando da Prefeitura Municipal. O momento parte marcante do Encontro foi à inscrição de mais de 100 novos filiados, na grande maioria jovens, que fazem parte do Movimento PSDB Jovem e do Movimento PSDB Mulher.
O Prefeito Kekinha, disse que os encontros estarão acontecendo mais seguidos, com o objetivo de preparar os candidatos, tanto da majoritária quanto na proporcional. “Teremos uma nominata maior e com isso a expectativa de aumentar as cadeiras na Câmara de Vereadores se torna real. Quanto aos nomes da majoritária, vamos ouvir as bases e ver qual serão os nomes mais preparados para a disputa”, temos hoje mais de 700 filiados, afirmou.