Obras paradas
Governador Jorginho Mello não foi muito prestigiado pelos prefeitos em sua visita a inauguração do quartel dos bombeiros em Sombrio no último domingo. Dos 15 prefeitos apenas quatro compareceram. O maior motivo é o descontentamento que os prefeitos estão tendo com o não repasse dos convênios em andamentos. Estamos com obras paradas em todos os municípios. Governador disse ao prefeito de Gaivota que no segundo semestre os recursos serão repassados, mas que vai reunir os prefeitos para definirem as prioridades. Como assim? Faltou dinheiro? O estado não estava saneado?
Diante disto o deputado estadual Tiago Zilli, presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, busca montar um diagnóstico detalhado a respeito das obras que já foram iniciadas e que estão paralisadas por falta de recursos estaduais, no extinto Plano 1000, implantado na gestão passada. Com o fim do repasse das transferências especiais, o “popular Pix”, as prefeituras estão enfrentando dificuldades para manter as obras em andamento.
O requerimento de autoria do parlamentar, foi aprovado por unanimidade pela comissão e solicita informações às prefeituras catarinenses sobre transferências especiais referentes à gestão do governo estadual anterior. “Eu já fui prefeito e sei exatamente quais as dificuldades o gestor enfrenta. Encaminhamos aos 295 municípios do estado, pedido de informações sobre os convênios e obras. Pedimos que os municípios retornem no máximo em 48 horas. Com as informações em mãos, vamos procurar a secretaria de infraestrutura e o governador para ajudar resolver a situação. Entendemos que o governo está em início de mandato, mas as obras não podem parar e precisamos encontrar soluções” afirmou Zilli.
Ainda de acordo com o deputado, é normal a atual gestão, que assumiu em janeiro, ter esse período de transição, de levantamento e de ponderação, mas que cinco meses depois, os gestores públicos municipais anseiam por uma resposta efetiva a respeito do Plano 1000. Aqui na região temos várias obras paradas, a rodovia Jacinto Machado a Praia Grande, está atolando em dias de chuva.
Turvo
A Prefeitura de Turvo realizou uma nova aquisição para a secretaria de Saúde. O município recebeu na última sexta-feira (5) uma van com capacidade para transportar até 21 passageiros, adquirida com recursos próprios no valor de R$ 367 mil. O veículo será destinado ao transporte de pacientes que necessitam realizar tratamento fora do domicílio e deve ser utilizado já nos próximos dias. A entrega da van foi realizada para a secretária de Saúde Renata Pacheco Ribeiro e para o secretário de Administração e Finanças Tadeu Arceno, que na oportunidade representou o prefeito em exercício, Osvaldo Fávaro.
Sicoob Agro Credisulca
Pela 5ª semana, foi realizado as reuniões do Sicoob Agro, o Projeto que atende aos associados dentro das comunidades em que está inserido. Criando um vínculo mais forte com os cooperados e apresentando o portfólio de produtos, programas e projetos do Sicoob Credisulca.
Nessa última semana os encontros aconteceram nas cidades de Timbé do Sul, Passo de Torres, Meleiro, Forquilhinha, Ermo, e na comunidade de Boa Vistinha, no interior da cidade de Turvo. Estiveram presentes o Presidente da Cooperativa, Sr. Romanim Dagostin, o vice-presidente Nico Serafim, diretores e gerentes.
Melhores e piores
Polemico mais trabalhador, o Presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Valdeci Figueiredo do PDT, fala sobre a política local e diz que seu nome está a disposição para uma candidatura a prefeito.
Enquanto isto o prefeito Neguinho segue com suas obras, que são bastante e muito visíveis em Forquilhinha. Toda semana tem entregado obras nos bairros.
O ex-deputado federal Mauro Mariani que disputou o Governo pelo MDB há 5 anos, assume nos próximos dias uma das diretorias de Santa Catarina no BRDE. A agência de fomento reúne os Estados do Sul, e com isso, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul têm direito a indicar dois diretores, cada Estado.
Mariani fica com uma das vagas catarinenses, a convite do governador Jorginho Mello (PL). O BRDE tem como objetivo o fomento a projetos de investimentos nos Estados do Sul, mais voltados para empresas, tendo ainda programas voltados para os municípios na esfera pública.