Você já passou pela situação de cumprimentar alguém e levar um choque? Ou então isso acontecer enquanto você encosta em uma maçaneta ou outra superfície de metal? Saiba que esse fenômeno é mais comum do que imagina e, apesar de parecer algo sobrenatural, na verdade tem tudo a ver com a física!
Tudo começa com a eletricidade estática. Nosso corpo, bem como todos os objetos ao nosso redor, é formado por átomos, que possuem partículas positivas (prótons) e negativas (elétrons). Em condições normais, há um equilíbrio entre essas partículas, que torna o material neutro.
No entanto, quando dois materiais diferentes entram em atrito, como o tecido da roupa no corpo ou o solado do sapato no carpete, ocorre uma troca de elétrons. O resultado? O equilíbrio dos prótons e nêutrons é quebrado e há uma acumulação de cargas elétricas em nosso corpo.
E como a natureza “não gosta” de coisas em desequilíbrio, essas cargas querem se neutralizar. Então, no momento em que você encosta em algo condutor, como uma maçaneta metálica, o carro ou até outra pessoa, ocorre uma descarga rápida de elétrons. Isso é o que chamamos de choque estático.
Uma curiosidade sobre esse fenômeno é que ele ocorre com mais frequência em dias secos, já que o ar com pouca umidade não conduz bem a eletricidade. Enquanto em dias úmidos, as moléculas de água ajudam a dispersar as cargas aos poucos, evitando os choques.
A boa notícia é que esse choque que levamos é inofensivo. Segundo especialistas, a descarga de energia tem uma corrente muito baixa e é de curta duração, o que não é forte o suficiente para prejudicar o coração ou o sistema nervoso, então não apresenta risco à saúde.
Para evitar levar esses choques incômodos, você pode seguir uma instrução muito popular, mas que realmente ajuda: andar descalço na terra ou na grama. Dessa forma, você descarregará a energia acumulada no corpo. Outra dica é utilizar roupas de tecidos naturais em vez de sintéticos (que acumulam mais carga elétrica).
*Informações BBC