A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira (12/1) os resultados da Avaliação Quadrienal, confirmando o crescimento da qualidade acadêmica da Unesc. Dos oito Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição avaliados neste ciclo, quatro elevaram seus conceitos e os outros quatro mantiveram suas notas, consolidando o protagonismo da universidade na pesquisa e inovação.
O principal destaque, conforme os dados apresentados pela instituição, permanece com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). O curso manteve a nota 7, conceito máximo atribuído apenas a programas com padrão de excelência internacional. Esta é a segunda avaliação consecutiva em que o PPGCS sustenta esse patamar, um feito restrito a um seleto grupo de instituições no Brasil.
Além da manutenção da nota máxima, houve evolução em áreas estratégicas. O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) subiram para a nota 5. Já o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) avançou para a nota 4. Outro crescimento relevante foi o do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), que também atingiu a nota 4, considerada um desempenho de destaque para mestrados profissionais, cuja nota máxima é 5.
Compromisso com a ciência
Para a gestão da universidade, os números refletem um trabalho contínuo. “A avaliação quadrienal da Capes é, para todos nós, mais do que um resultado numérico, pois expressa a solidez de um projeto acadêmico construído com rigor científico, compromisso institucional e profundo senso de responsabilidade com a ciência e com a sociedade, por todos que fizeram parte desse processo. Dedicamos essas conquistas a todos e todas que trabalharam diuturnamente para que esse resultado se concretizasse. Elas são fruto da liderança qualificada dos coordenadores e coordenadoras, do empenho incansável de docentes, pesquisadores, estudantes e equipes técnicas, que fazem da pós-graduação da Unesc um espaço vivo de produção de conhecimento, impacto social e reconhecimento junto à comunidade científica nacional e internacional”, salienta a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Gisele também reforçou a importância da liderança institucional nesse processo. “Agradecemos a nossa reitora licenciada, Luciane Bisognin Ceretta pelo apoio permanente, pela confiança no trabalho desenvolvido e pela liderança comprometida com a ciência, a pesquisa e a pós-graduação como pilares estratégicos da nossa Universidade. Seu apoio foi fundamental para que pudéssemos, enquanto Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), apoiar cada programa nos encaminhamentos das estratégias e demandas rumo à conclusão desta quadrienal. Agradecemos toda a equipe da Propiex e de cada PPG, que, na época, contribuíram de forma decisiva para a organização, o fortalecimento e a consolidação das estratégias institucionais que hoje se refletem nesses resultados”, acrescenta.
Impacto regional e avaliação rigorosa
Completando o quadro de avaliações, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) manteve a nota 5, enquanto os programas de Direito (PPGD) e Educação (PPGE) seguiram com a nota 4.
A reitora licenciada e atual secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, comentou o desempenho. “A Avaliação Quadrienal evidencia a força da Unesc como Universidade Comunitária comprometida com a produção do conhecimento e com o desenvolvimento regional. Esses resultados demonstram que é possível aliar excelência acadêmica, impacto social e gestão responsável, mesmo em contextos desafiadores”, declara.
A avaliação da Capes ocorre a cada quatro anos e serve como o principal instrumento de garantia da qualidade da pós-graduação no país. O processo do ciclo 2021-2024 envolveu a análise da produção intelectual, além de critérios qualitativos e quantitativos definidos pela comunidade científica, culminando na homologação pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
Trabalho coletivo e resultados
Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, os conceitos são fruto de anos de dedicação. “Esse conjunto de ações faz diferença no processo avaliativo e demonstra a maturidade dos nossos PPGs. Atualmente, a Unesc conta com nove programas de pós-graduação stricto sensu, sendo que o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Saúde (PPGGS) iniciou as atividades recentemente. Dentro desse universo, quatro programas mantiveram seus conceitos já muito positivos e quatro aumentaram a nota, o que representa um resultado a ser muito celebrado”, pontua.
Confira o desempenho detalhado dos programas da Unesc:
Subiram de conceito:
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM): nota 5
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS): nota 5
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol): nota 4
Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP): nota 4
Mantiveram seus conceitos:
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS): nota 7 (máxima)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA): nota 5
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE): nota 4
Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD): nota 4












