Data contará com o lançamento de um vídeo institucional do município
O município de Praia Grande completa hoje, (19), 63 anos de emancipação político-administrativa. Intitulada “Capital dos Canyons”, a cidade conta com 11 canyons, entre eles, os canyons Itaimbezinho e o Malacara, locais ideais para a prática de esportes e turismo de contemplação. Devido a pandemia de Covid, a celebração da data contará com o lançamento de um vídeo institucional do município no auditório Eliete Matias da Silva a partir das 18h.
História
Praia Grande fica aos pés da serra e apenas a 35 km do mar, no extremo sul catarinense, localizada no entorno dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. Carinhosamente é chamada de PK pelos seus habitantes, devido às antigas placas de carro do município serem identificadas pelas letras PK. Ao contrário de seu nome, é uma cidade que não tem praia e nem é grande.
Foi batizada com esse nome porque os antigos tropeiros que desciam a serra, vindos do Rio Grande do Sul, para comercializar seus produtos faziam ali uma de suas paradas para descanso dos homens e das tropas, à sombra de frondosas árvores e às margens do rio Mampituba, que divide os dois estados do Sul do país. Como é um rio de águas cristalinas e possui um grande espraiado de seixo rolado, passaram a chamar o lugar de Praia Grande.
A cidade hoje também se destaca como um dos locais mais favoráveis para o Balonismo. Atualmente Praia Grande dispõe de 43 pousadas e mais de 30 restaurantes.