Praia Grande conseguiu diminuir em aproximadamente 500 mil litros por dia o desperdício de água tratada após obras de recuperação e manutenção na rede de abastecimento realizadas pelo Samae Água dos Canyons.
Segundo o diretor-presidente da autarquia, João Luiz Custódio, há oito anos a cidade registrava índices de perda próximos a 60%. O problema estava relacionado a tubulações antigas e a sucessivos vazamentos.
Para reverter o cenário, o Samae mapeou pontos críticos, substituiu trechos danificados e implantou sistemas de monitoramento contínuo, capazes de identificar falhas de forma imediata.
“É um serviço que muitas vezes não aparece, mas que é essencial. Se não tivesse sido feito, com certeza faltaria água na cidade. Com esse trabalho conseguimos reduzir o desperdício em quase 500 mil litros de água todos os dias. Uma economia que valoriza e protege o recurso natural e garante o abastecimento de água em Praia Grande”, destacou Custódio.
Além de garantir segurança hídrica, a redução das perdas também aumentou a eficiência do serviço público e reduziu os custos com tratamento.
Média nacional
De acordo com o Instituto Trata Brasil, o índice de perdas de água no país chega a 37,78% (2024). A maioria das cidades enfrenta problemas semelhantes por causa de redes antigas e dificuldades de monitoramento.
Com as melhorias, Praia Grande reduziu o índice para pouco mais de 20% em 2025, posicionando-se abaixo da média nacional.