O Salão Paroquial ficou lotado, até o final das apresentações
Os professores da Rede Municipal de Ensino de Sombrio têm desenvolvido projetos pedagógicos que vão além da prática habitual. Projetos que envolvem o ensino do xadrez nas aulas de educação física, cultivo de plantas nativas, momentos na brinquedoteca, práticas de reciclagem, jogos matemáticos, estudos diferenciados sobre elétrica, sistema solar e visitas técnicas e outros, dão aos alunos sombrienses uma vivência que vai além das salas de aula.
Segundo os relatos dos professores, os alunos que participam dos projetos estão mais motivados e interessados na aula, participam de maneira mais ativa e, claro, sempre querem mais projetos novos. A diferença é percebida mesmo pelos professores quem mantém a prática pedagógica mais tradicional.
As mais de 30 experiências registradas em todas as escolas municipais foram compartilhadas na Semana Pedagógica de Sombrio. Segundo a comissão organizadora da Secretaria de Educação, o Seminário Municipal de Boas Práticas Pedagógicas, parte da programação, foi o ponto alto das atividades: “Os professores foram os protagonistas, contando suas experiências diferenciadas nas escolas sombrienses e as apresentações dos trabalhos foram de excelência. Esta formação é fruto de um grande trabalho coletivo que irá gerar importantes frutos a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.”
O Salão Paroquial ficou lotado, até o final das apresentações, com uma rica troca de experiências. Segundo a gestão municipal de educação, estes projetos são um grande diferencial na vida de alunos e da educação sombriense: “Uma história marcada por educadores que fazem a diferença, que não somente ensinam, mas inspiram, com suas práticas pedagógicas democráticas.”