O projeto PL 40/2021, de autoria do vereador Obadias Benones (Avante), havia sido aprovado pela Câmara
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), sancionou na sexta-feira (20) a Lei Municipal nº 7.942 que proíbe a utilização da linguagem neutra em qualquer instituição de ensino e em concursos públicos na cidade. A sanção ocorreu no Salão Ouro Negro, do Paço Municipal Marcos Rovaris.
O projeto PL 40/2021, de autoria do vereador Obadias Benones (Avante), havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 02 de agosto com 14 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.
A linguagem neutra, de acordo com seus defensores, tem o objetivo de tornar a língua portuguesa inclusiva para pessoas transexuais, travestis, não-binárias, intersexo ou que não se sintam abrangidas pelo uso do masculino genérico.
Na linguagem neutra, a vogal temática e o artigo são substituídos, por exemplo, pela letra “E”, de modo que a frase “os professores brasileiros” seria substituída por “es professores brasileires” com as vogais temáticas sendo trocadas por uma letra que remeta à neutralidade, neste caso a letra “E”. Também a palavra todos, por exemplo, é substituída por “todes”.