Encontros semelhantes também devem ser estendidos a servidores de outros setores
Símbolos do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, girassóis enfeitaram o jardim em frente à prefeitura de Santa Rosa do Sul desde a manhã desta quarta-feira, dia 1º. Servidores municipais da administração foram convidados a participar de um encontro que abordou o assunto, antes de iniciarem suas atividades.
Para dar início às atividades de enfrentamento ao suicídio, lembrado ao longo do mês de setembro, prefeito Almides Roberg da Rosa, secretária de Saúde, Fernanda Casagrande Mattioli, diretora do CRAS, Cleonice Bitencourt Cabral e gestoras de Recursos Humanos, Gabriela Serafim e Rosane Emerim, reuniram todos os servidores do paço municipal na manhã desta terça, 1º de setembro, para uma conversa a respeito da prevenção ao suicídio. “No tempo em que atuei no SAMU, em muitas oportunidades nos deparamos com pacientes que careciam mais de companhia do que propriamente de atendimento médico”, mencionou o prefeito ao conversar com os colegas servidores, relatando experiências vividas junto ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência.
O ato solene de abertura do Setembro Amarelo contou também com a colocação de vários girassóis artificiais no jardim em frente à prefeitura, além da colocação de uma ‘árvore do renascimento’, onde cartas com mensagens de incentivo foram deixadas à disposição dos visitantes. “O girassol é um dos símbolos deste período e essa decoração é uma das formas que encontramos de mostrar a todas as pessoas que estejam passando por um momento difícil, que sempre poderão contar com ajuda e que não precisam chegar à extremos, como tentar tirar a própria vida”, explicam as organizadoras, servidoras de RH, Saúde e Assistência Social.
Encontros semelhantes também devem ser estendidos a servidores de outros setores da administração municipal.
O próximo ato público relativo ao Setembro Amarelo está marcado para o segundo sábado do mês, quando uma blitz educativa será realizada para distribuição de máscaras e folderes.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Santa Rosa do Sul