O tornado que atingiu Sombrio no último sábado causou estragos significativos no Dom Joaquim
O Instituto Maria Schmitt – IMAS, que administra o Hospital Dom Joaquim, convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 21, para anunciar oficialmente o fechamento do Hospital.
“Pela primeira vez em 80 anos de história, vamos fechar nossas portas. É uma decisão difícil, mas necessária”, foram as palavras utilizadas no anúncio.
O tornado que atingiu Sombrio no último sábado causou estragos significativos no Dom Joaquim. A soma total do prejuízo ainda não foi feita, pois há equipamentos que ainda não foram religados nas tomadas, mas só em respiradores, foram mais de R$ 1.5 milhão de perdas.
A instituição sofreu danos ainda na parte elétrica e foi completamente destelhada e todos os pacientes internados foram transferidos. A interdição tem a previsão de durar 45 dias, até que os reparos sejam feitos.
Após o anúncio foi possível ver parte dos estragos causados pelo tornado no ambulatório, laboratório, ala cirúrgica, recepção e outros espaços.
Ambulatório provisório
Para não deixar a população sem atendimento básico, a Prefeitura Municipal de Sombrio, em parceria com o IMAS está montando o ambulatório provisório em um prédio municipal.
Engenheiros da gestão sombriense e do IMAS fizeram o projeto e a previsão é de que o ambulatório comece a funcionar nos próximos dias.
No local, serão atendidos casos mais simples, no mesmo regime de funcionamento do Dom Joaquim: 24 horas por dia.