Nas últimas ocorrências registradas na região do extremo sul catarinense, Sombrio não foi atingido
Com o novo alerta da Defesa Civil para a formação de um ciclone extratropical na região, aliado à chuvas fortes e persistentes, o Grupo de Ações Coordenadas se reuniu nesta tarde, na Prefeitura Municipal de Sombrio, para traçar um plano de contingência, em caso de necessidade.
Participaram da reunião, a prefeita municipal, secretário de obras, representantes da assistência social, Defesa Civil, Departamento de Trânsito de Sombrio, engenheiros, Polícia Militar e gestores de outros departamentos municipais.
O diretor da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares, falou sobre as previsões de chuva persistente a partir desta terça-feira e fortes ventos durante a manhã de quinta-feira. Após, haverá uma queda intensa da temperatura. A equipe debateu as possíveis ações a serem realizadas, caso as previsões se concretizem.
Nas últimas ocorrências registradas na região do extremo sul catarinense, Sombrio não foi atingido, mas ainda assim, há um intenso trabalho preventivo realizado rotineiramente com a limpeza de bueiros e drenagens de valos.
No entanto, equipes estarão em prontidão, organizando alojamentos, alimentação e transporte para o caso de emergências, com apoio de igrejas e outros voluntários.
As recomendações da Defesa Civil para os próximos dias são:
-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
-Se afaste de postes e árvores;
-Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.
Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros.