Sombrio teve seis casos de dengue clássica, a forma leve da doença
No estado de Santa Catarina, mais de 30 mil focos do mosquito transmissor da dengue foram identificados em 224 municípios e 14 pessoas foram à óbito em decorrência da doença.
Sombrio é um dos municípios que registrou focos do mosquito Aedes Aegypti e teve seis casos de dengue clássica, a forma leve da doença, confirmados, mesmo com todas as campanhas realizadas nos últimos anos, em diversos setores da sociedade, em parceria entre as secretarias municipais.
Diante da situação, a Prefeitura Municipal de Sombrio, junto à Secretaria de Saúde e demais pastas, realizou na tarde desta quarta-feira, uma coletiva de imprensa em conjunto com a Gerência Regional de Saúde do Governo de Santa Catarina, para entregar um plano de contingência sobre a questão.
Segundo os representantes da Gerência Regional de Saúde, outras regiões do estado já apresentavam casos de transmissão há mais tempo e somente agora a dengue chegou ao extremo sul catarinense e a Sombrio. Foi salientado que a região está longe de uma situação de gravidade: dos 15 municípios da Amesc, 12 identificaram a presença do Aedes, mas que não há necessidade de alarme, no entanto, os cuidados devem ser imediatos.
Os três bairros de Sombrio com maior concentração dos focos são Januária, Nova Brasília e São José, sendo os de escolha para começar a circular o popular fumacê. Outra ação planejada inclui um Dia D de Combate à Dengue, agendado para 6 de maio, na Escola Alda Santos de Vargas. Neste dia, todas as pessoas que ainda têm em suas residências garrafas, eletrônicos, pneus, latas e outros objetos sem uso, que possam acumular água, podem levá-los para que a prefeitura dê a destinação correta.
A população sombriense tem papel fundamental no combate ao mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika. Com o trabalho em conjunto do poder público e de toda a sociedade, será possível erradicar a dengue.