O desassoreamento consiste na remoção do acúmulo de sedimentos e vegetação
A Prefeitura Municipal de Sombrio iniciou o desassoreamento de diversos pontos do Rio da Laje. Esta é mais uma importante ação para prevenir pontos de alagamento e prejuízos causados pelas fortes chuvas que têm atingido a região.
O desassoreamento consiste na remoção do acúmulo de sedimentos e vegetação, em especial galhos secos e taquareiras ao longo do leito do Rio. Com a intervenção, a capacidade de escoamento de água do Rio da Laje será ampliada, permitindo uma resposta mais eficaz à quantidade de água das chuvas.
Mesmo com os rotineiros trabalhos de limpeza de bueiros, valos e com a instalação de novas bocas de lobo, alguns pontos do município, em especial os que ficam nas proximidades de rios, Lagoa de Sombrio e comunidades do interior têm enfrentado mais dificuldades com o acúmulo de águas.
O Rio da Laje tem sido identificado como um dos principais pontos críticos que contribuem para esses problemas.
A ação vai levar mais segurança a todos, em especial às comunidades do interior e aos pequenos agricultores que enfrentaram prejuízos com as fortes chuvas.
A iniciativa faz parte de um plano estratégico de prevenção de alagamentos e enchentes, garantindo a segurança dos cidadãos em períodos chuvosos, tendo sido embasada na Portaria 207/23 do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina.
A engenheira ambiental da Prefeitura, Tayná Teixeira, está acompanhando de perto o andamento dos trabalhos, juntamente com a Secretaria de Obras e Defesa Civil, garantindo que todas as medidas de preservação ambiental sejam rigorosamente seguidas.
O Rio da Laje se localiza entre os municípios de Sombrio, Santa Rosa do Sul, Ermo e Jacinto Machado, sendo um dos principais afluentes da Lagoa de Sombrio.