O Serviço de Epidemiologia e o SAE da Secretária Municipal de Saúde de Torres está fazendo o monitoramento por telefone dos pacientes atendidos com síndrome gripal no município e, ao término do monitoramento, a testagem de todos contatos domiciliares dos casos confirmados para Covid-19 também é realizada. O trabalho tem apoio técnico científico da ULBRA Torres e será desenvolvido enquanto o vírus permanecer circulando na região. Os indicadores já estão sendo usados para melhorar o entendimento das formas de transmissão dentro do município e também para futuras publicações científicas da Universidade.
A identificação dos contatos inicia no atendimento presencial, quando a pessoa sintomática deverá informar ao médico o nome completo das demais pessoas que residem no mesmo endereço, assinando um termo de declaração contendo a relação dos contatos domiciliares. Nesse momento, o paciente é orientado sobre a necessidade de seu isolamento domiciliar, assim como dos seus contatos domiciliares, sendo fornecido atestado para isolamento do paciente e seus contatos domiciliares.
A partir deste momento, o paciente sintomático passa a ser monitorado via telefone a cada 48 horas, conforme protocolo, sendo reforçado a cada monitoramento a necessidade dos cuidados no domicílio visando a redução da transmissão dentro de casa. Ao término de 14 dias, contados a partir da data do início dos sintomas, são testados todos contatos domiciliares através da pesquisa de anticorpos para o covid-19.