É importante ressaltar, porém, que esse valor poderá sofrer alterações futuramente
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina levantou valores acerca dos danos e prejuízos informados pelos municípios atingidos pelas fortes chuvas e, de acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal, até o momento, o valor total está estimado em R$ 1.195.727.260,11. É importante ressaltar, porém, que esse valor poderá sofrer alterações futuramente.
São 153 municípios decretaram Situação de Emergência, atualmente temos 153 municípios, sendo que desses, quatro decretaram Calamidade Pública: Rio do Sul, Taió, Rio do Oeste e Laurentino. Além disso, foi publicado um decreto no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina onde, no anexo, há uma listagem com 160 municípios.
Essa listagem considerou (até o momento da publicação) os municípios que haviam informado ocorrências através do formulário de informação da Defesa Civil de Santa Catarina e também aqueles que registraram ocorrência no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Quanto às ocorrências registradas em função das chuvas, 161 municípios constam no Relatório. As principais ocorrências estão relacionadas a chuvas intensas, deslizamentos, alagamentos, inundações e enxurradas. Até o momento, o Governo de Santa Catarina enviou 92.402 itens de assistência humanitária para 27 municípios.
O número de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina permanece 30.777 pessoas em 46 municípios com abrigos abertos, totalizando 129 estruturas. Danos humanos decorrentes do desastre permanecem em 6 óbitos, sendo nos municípios de Rio do Sul, Campo Belo do Sul, Rio do Oeste, Palmeira, Três Barras e Calmon.