Somente no Centro-Leste catarinense pode ocorrer chuva um pouco acima da média no mês de setembro
A primavera começa oficialmente nesta quarta-feira (22) às 16h21 (horário de Brasília). Considerada uma das estações mais chuvosas do ano, em Santa Catarina, o cenário se mostra diferente, a previsão é de chuva abaixo do que se esperava e temperatura acima da média no Oeste e Meio-Oeste. Somente no Centro-Leste catarinense pode ocorrer chuva um pouco acima da média no mês de setembro.
Já em outubro, a lógica se inverte: enquanto nas regiões Oeste e Norte chove mais, no restante de SC ficará entre a média e até abaixo dela. Em novembro, o volume de chuva será abaixo da média em todo Estado, assim como em dezembro. Isto porque a tendência é de que as frentes frias passem de forma rápida sobre o Estado, provocando volumes abaixo da média prevista.
Conforme a Epagri/Ciram na primavera são comuns os temporais com granizo e ventania e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Essa condição deve ocorrer com maior frequência do Planalto ao Litoral nos próximos meses.
No País, a tendência para o quarto trimestre do ano é que o volume de chuvas supere a média histórica em boa parte das regiões Centro-Oeste e Norte do País, mas fique abaixo da média na Região Sul e em partes de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, principalmente durante os meses de outubro e novembro, período em que a irregularidade das chuvas tende a ser maior.