Segundo o órgão, o banco Panamericano só poderá retomar as atividades após resolver todas as reclamações em trâmite
O Procon de Santa Catarina suspendeu as atividades do banco Panamericano após 2.600 denúncias informarem que a unidade bancária fazia concessão de crédito consignado sem a solicitação do consumidor. A decisão administrativa cautelar foi divulgada nesta quinta-feira (11).
Segundo o órgão, o banco só poderá retomar as atividades após resolver todas as reclamações em trâmite. O banco informou que está apurando a situação junto aos órgãos responsáveis.
“A empresa simplesmente debita um valor na conta do consumidor, como se houvesse solicitado um empréstimo e vai descontando mensalmente da folha de pagamento,incluindo juros e encargos financeiros por uma operação que, se quer, foi autorizado”, informou o Procon.
Caso o banco descumpra a medida, poderá sofrer multa diária de até R$ 100 mil, além de responder pelo crime de desobediência, como prevê o Código Penal.
Resposta na íntegra do banco
“O Banco PAN ainda não teve acesso ao teor da medida cautelar informada na reportagem, mas desde que tomou conhecimento do fato pela imprensa, está apurando junto aos órgãos responsáveis. O PAN destaca sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento.”
Fonte: G1 SC