O processo de escolha passou por uma consulta popular pela internet
A professora de Santa Rosa do Sul, Eliane Santana Dias Debus, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é um dos nomes agraciados com a Medalha Cruz e Sousa 2022. A lista de homenageados foi divulgada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). O processo de escolha passou por uma consulta popular pela internet e, depois, houve validação dos vencedores pelo Conselho (confira a lista abaixo).
A entrega da honraria será realizada em uma solenidade marcada para esta quinta -feira (24), no Palácio Cruz e Sousa – Florianópolis, data de aniversário do poeta simbolista.
Atualmente à frente da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArte) da UFSC, Eliane Debus possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês, mestrado em Literatura pela UFSC, doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Na UFSC, é docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Tradução. É líder do Literalise: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, membro integrante dos grupos de pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas Culturais para crianças e Produções Culturais para crianças.
Como pesquisadora da área de literatura infantil e juvenil, tem vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros, como: Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido (2004); Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (2006); A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leituras do Brasil e d’além mar (2008); Literatura infantil e juvenil: leituras, análises e reflexões (2010); Literatura infantil e juvenil – do literário a outras manifestações estéticas (2016); A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens (2017); Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética (2018); e A produção literária de Rogério Andrade Barbosa: da temática africana e afrobrasileira a outros temas (2018).
A homenagem
Criada pelo Decreto nº 4.892, de 17 de outubro de 1994, a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa é conferida aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas a Santa Catarina e reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído por outros meios e de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural do estado. A condecoração é concedida anualmente, normalmente em data próxima ao aniversário do seu patrono (dia 24 de novembro).