O comandante do Corpo de Bombeiros de SC, coronel Fabiano de Souza, apresentou os resultados do programa Descomplica em reunião do Conselho das Federações Empresariais (COFEM) nesta segunda-feira (27). A iniciativa, criada em 2024, busca simplificar o ambiente de negócios e reduzir a burocracia nos processos da corporação, estimulando o empreendedorismo.
O programa Descomplica já obteve resultados concretos na redução dos prazos: o tempo total dos processos no Corpo de Bombeiros caiu de 13 para 7 dias, e o tempo de análise de projeto foi reduzido de 13 para 4 dias.
Os membros do COFEM, que reúne as federações de Indústrias (FIESC), Comércio (FECOMÉRCIO), Agricultura (FAESC) e outras entidades, reconheceram as mudanças e destacaram que toda iniciativa que simplifica o ambiente de negócios é bem-vinda.
Crise do leite e infraestrutura rodoviária em pauta
Durante a reunião, o COFEM também debateu temas econômicos e de infraestrutura. A FAESC alertou que micro e pequenos produtores sofrem com a entrada do produto dos países do Mercosul. A FIESC destacou a necessidade de produtores se prepararem para a possível importação de lácteos europeus com o acordo Mercosul-União Europeia.
A situação da BR-101 Norte e do Morro dos Cavalos também foi pauta, reforçando a necessidade de solução para a infraestrutura rodoviária de Santa Catarina.












