Gratitute Jar (pote da gratidão) foi um projeto da disciplina língua inglesa realizado em dois momentos com 7 turmas da escola Catulo, 6 turmas do Ensino Médio e 2 duas turmas da Ensino Fundamental (8º anos) pela Professora Sindia de Almeida Rech. Com objetivo de motivar os estudantes nas aulas remotas por conta da pandemia, o projeto teve uma proposta diferente de ser apenas aulas com conteúdo e realização de exercícios. E assim com a intenção de trabalhar os sentimentos de gratidão em todos os aspectos da vida, principalmente no momento atípico da vida escolar, estimular os estudantes a refletirem suas vivências e desenvolver o sentimento de gratidão, utilizar as habilidades writing, e o vocabulário da língua inglesa para contribuir no aprendizado do estudante. O projeto teve inicio no mês de junho e encerrou ontem (22).
Com as aulas de vídeo chamadas o projeto foi apresentado em um texto em inglês explicando o que é Gratitute jar e os benefícios de fazer um pote de gratidão. Em seguida a professora fez a solicitação para os alunos fazerem a Gratitute jar, diariamente pelo período de 15 dias. Cada estudante deveria escrever em inglês pelo que era grato e as frases deveriam se colocadas dentro da Gratitute jar, e os estudante deveriam tirar fotos e enviar pela plataforma.
A conclusão do Projeto foi com atividades individuais e outras em grupo.
Os alunos enviaram fotos do pote da gratidão com as frases dos 15 dias de gratitude. Além disso os adolescentes tinham a missão de postar nas redes sociais juntamente com a sua Gratitude jar e marcar a escola e a professora.
Nas atividades em grupo os alunos escolheram de 2 a 3 colegas da turma para fazer a atividade. Conversaram e trocaram ideias através de mensagens instantâneas e vídeos chamadas para organizar o que precisava ser feito, eles verificaram quais foram as gratidões que cada colega do grupo escreveu e analisaram se teve algumas gratidões em comuns ou não.
A aluna Manuela Rabelo de Matos em entrevista à nossa equipe relatou: “Eu achei muito legal a ideia do projeto, pois quando começamos a colocar os motivos de sermos gratos no papel, a gente consegue mentalizar aquilo e aprendemos a dar mais valor para as coisas. Foi um projeto muito bonito, que trouxe mais alegria para os alunos, e eu fico muito feliz de ter feito parte disso.”
Projeto “Gratitute Jar” na quarentena é sucesso na escola Catulo em Sombrio


Comments are closed.
Que lindo Manú…sou mãe de estudante que desenvolveu essa tarefa e foi maravilhoso!!! Sem dúvida a professora Sindia fez um lindo trabalho!!! E hj é o niver dela!!!!