O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE) desenvolve junto às escolas o Projeto Samae na Escola. O projeto consiste em visitações nas estações de tratamento de água e esgoto; palestras nas escolas; participação em datas comemorativas (Dia da Água e Dia Mundial do Meio Ambiente), entre outras ações.
Segundo a diretora administrativa e coordenadora do Samae Escola, Margarete Timboni Baran, o projeto ao longo destes anos tem gerado excelentes resultados. “É uma forma dos estudantes verem de perto como funciona o tratamento da água e do esgoto. Além disso, os pequenos aprendem de forma mais lúdica todo esse sistema e aprendem principalmente sobre economizar e preservar os nossos recursos hídricos”.
Pandemia
Com o momento delicado que todos estão passando devido à pandemia do coronavírus, o projeto Samae Escola teve que se adaptar, com isso está disponibilizado o espaço das ETAs e ETEs para que os professores gravem suas aulas. “A gravação tem que ser agendada e a química do Samae, Fernanda Fernandes, auxiliará na produção do material. Todo processo é feito com os cuidados de segurança ao coronavírus”, detalhou Margarete.
Parceria
O Samae tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que na última semana iniciou uma série de gravações das estações. As professoras Iara do Canto Dias Domingos e Cristiane Gomes Cechinel da Escola Básica Municipal Otávio Manoel Anastácio, do bairro Jardim Cibele, foram as primeiras educadores da rede municipal a gravarem as videoaulas. No fim da videoaula as professoras pedem uma atividade escolar dos seus alunos: que eles desenhem o que aprenderam com o vídeo.
O assunto foi o Tratamento de Água de Araranguá e a gravação foi na ETA Belinzoni. A produção e a elaboração do roteiro é de responsabilidade das professoras, que soltam a imaginação e a criatividade.
Agendamento
Professores interessados em gravarem suas aulas nas Estações de água ou esgoto podem entrar em contato com a química do Samae, Fernanda Fernandes, no telefone 99923-9020.